História da AUTITV

A AUTITV – Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras – é uma associação sem fins lucrativos constituída a 4 de Junho de 2003. 

A AUTITV nasce do sonho de quatro professores que ansiavam por um espaço onde se pudesse partilhar, aprender e conviver para ocupar o vazio deixado pela reforma.

Para a concretização do projecto, consultaram outras Associações instaladoras de Universidades Seniores, criaram-se estatutos e regulamentos.

O espaço encontrado e partilhado pela Agência de Desenvolvimento Regional do Oeste – ADRO foi o adequado para o início da actividade que se pretendia.

Convidaram-se os elementos para os órgãos sociais, contactaram-se os primeiros professores, elaboraram-se os horários e fizeram-se as inscrições.

Algumas entidades públicas e privadas ofereceram mobiliário e equipamento audio-visual.

A Câmara Municipal de Torres Vedras incentivou e aprovou o projecto desde o primeiro momento e a Junta de Freguesia de São Pedro também deu a sua colaboração.

Assim, no dia 27 de Outubro de 2003, começaram as primeiras aulas para os cerca de 90 alunos inscritos.

A emoção do encontro, da troca de saberes, da certeza dos benefícios da AUTITV no combate à solidão e na melhoria do bem estar dos mais velhos, impulsionaram a ânsia de semear e de fazer passar a mensagem sobre a criação da instituição social, cultural e pedagógica junto da comunidade. Nessa tarefa, contou-se com o apoio e a divulgação dos Órgãos da Comunicação Social local. Envolvido neste espírito de comunhão com a comunidade, no dia 24 de Novembro de 2003, nos Paços do Concelho, realizou-se uma palestra intitulada “Saber sempre”, proferida por sua Exa. Reverendíssimo, D. Manuel Clemente, ilustre conterrâneo, que de uma forma simples e eloquente fez chegar ao coração de todos uma mensagem de saber e de esperança. Citando as suas palavras, “Saber também é “saborear” a beleza do existir e a beleza do conviver infinitamente.”

Em Junho de 2004, criaram-se os símbolos, a Bandeira e o Hino. Editou-se também o primeiro número da revista Caminhar.

A Tuna e o Coro deram os primeiros passos no ano de 2004, em exibições internas e, em 25 de Outubro de 2005, realizou-se nos Claustros do Convento de Nossa Senhora da Graça, o I Encontro de Tunas organizado pela AUTITV.

Em Março de 2005, iniciaram-se as visitas de estudo das quais se destaca a Rota de Aquilino Ribeiro e Miguel Torga.

O número de alunos e sócios foi aumentando e em 2009 impunha-se a necessidade de mudar de instalações. Identificou-se então o espaço actual que foi a antiga oficina metalúrgica do industrial Francisco António da Silva e posteriormente Fábrica das Artes. Uniram-se esforços e adaptámo-lo às necessidades da AUTITV. No dia 21 de Janeiro de 2009, foram inauguradas as novas instalações com a presença da Senhora Governadora Civil de Lisboa, os Presidentes da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia de Torres Vedras, RUTIS, UTI´s e outras entidades locais.

Em Maio de 2009, a Tuna, fez a sua primeira deslocação ao estrangeiro, a Villenave d´Ornon, cidade geminada com Torres Vedras, numa parceria com a ASSIM, onde animou o serão na “Maison des Arts Vivants” e foi recebida pelo Presidente da Câmara.

A actividade da AUTITV foi intensificando-se cada vez mais, quer internamente quer na interacção estabelecida com outras instituições seniores e foi igualmente projectando-se na comunidade local:

  • Em Janeiro de 2010, participou no Concurso de Cultura Geral, em Miranda do Corvo e obteve o 1º prémio;

  • Entre 2007 e 2010, no âmbito das comemorações do bicentenário das Invasões Francesas, foram organizados várias eventos e viagens denominadas as Rotas de Junot Soult e Massena.

  • Em 19 de Junho de 2010 culminaram-se os festejos das comemorações com um “Jantar em acampamento militar”, no Forte de São Vicente, em parceria com várias instituições locais e a Câmara Municipal;

  • Em 29 de Janeiro de 2011 organizou-se o VII Concurso de Cultura Geral das UTI´s (Universidades da Terceira Idade e a equipa de participantes da AUTITV obteve de novo o 1º lugar;

  • Em 16 de Março de 2011, o Coro participou no VII Festival de Grupos Musicais, em Lamego, onde conquistou o 1º lugar;

  • Em 19 de Outubro de 2011, presentearam-se os alunos, professores, dirigentes e sócios com uma Serenata no Convento de Nossa Senhora da Graça aquando da abertura oficial do ano lectivo;

  • Em 28 de Janeiro de 2012, participou-se em mais um Concurso de Cultura Geral, organizado no Porto e mais uma vez fomos premiados com o 2º lugar;

  • Em 6 de Maio de 2012, organizou-se o XI Encontro Nacional de Universidades Seniores onde estiveram presentes 31 UTI´s;

  • Em 4 de Junho de 2013, comemorou-se o 10º aniversário da AUTITV através de um conjunto de actividades diversificadas das quais se destacam: Missa solene, palestra com o Prof. Dr. Bagão Félix, exposição com os trabalhos das disciplinas de artes, encontro de coros (II organizado pela Associação), colóquio sob o tema “E se os computadores parassem? Impactos na sociedade.” e o seminário “Imagens do Quotidiano da AUTITV” com as disciplinas de cariz teórico ministradas nesta universidade.

  • Em 4 de Junho de 2015 celebrou-se o XII Aniversário da AUTITV onde esteve presente, na inauguração das novas instalações, o Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, ao qual foi atribuído o estatuto de sócio Honorário.
  • A 26 de Novembro de 2015 integrado na abertura do ano lectivo 2015/16 realizou-se a palestra "Do assistencialismo à participação" proferida pelo Monsenhor Víctor Feytor Pinto.

 São muitas as viagens ao estrangeiro, as visitas de estudo, os colóquios, as exposições, os concursos, as parcerias com outras instituições, os convívios e as festas temáticas que têm vindo a ser realizada desde 2003.

Actualmente o número de sócios é de 988, os alunos são 378, os professores são 55 e são ministradas 50 disciplinas. Tendo em consideração o aumento do número de pessoas envolvidas na acção da AUTITV e da oferta de disciplinas, em 2016/2017 ampliaram-se as instalações para a satisfação das necessidades dos associados e da actividade da AUTITV.

Todo este percurso tem sido feito com voluntariado, muita dedicação e o dinamismo de todos os que estão envolvidos no projecto da AUTITV.

O nosso Obrigado.